MÚSICA PARA OS COPTS UM MANUSCRITO CRISTÃO INICIAL
Esta página de velino estranha e brilhante, uma de seis, é um manuscrito de música sacra com uns bons 1300 anos. Por muito tempo as únicas páginas conhecidas de seu tipo, esses manuscritos têm sido por quatorze anos o objeto de um dos mais intensos esforços conjuntos de pesquisa já feitos por egiptólogos e musicólogos.
Recentemente, essa pesquisa revelou mais uma dessas páginas no Museu do Cairo. Então, de Beirute, veio a notícia de um texto bellum encadernado com símbolos semelhantes. As páginas são agora uma descrição dos primeiros cristãos egípcios da "harmonia das esferas" de Ptolomeu. Esta filosofia poética e durável de planetas sonoros remonta muito antes de Cristo - pelo menos a Pitágoras e já era familiar quando Shakespeare escreveu "não há a menor orbe que tu contemplas, mas em seu movimento como um anjo canta."
O que os círculos brilhantes nesta página (14 "por 15 3/4") significam que ninguém sabe ao certo. Para o Dr. Eric Werner do Hebrew Union College, Cincinnati, e para o Dr. Ludlow Bull do Metropolitan Museum of Art de Nova York, os pontos à esquerda da página, sete mais cinco esferas, representam corpos celestes e interpretam musicalmente o zodíaco.
As seis palavras escritas nesta página estão em copta (uma língua diluída com o grego) que já foi a língua comum dos cristãos egípcios. As palavras no topo significam "Música Espiritual". Aqueles abaixo e à esquerda significam "cantor de hinos sagrado". Abaixo deles, uma breve palavra afirma simplesmente "início" e outra no rodapé da página diz "fim".
Este manuscrito extraordinariamente belo chegou aos Estados Unidos em 1896 entre as relíquias da família de H. Aram Gulezyan, que organizou os longos estudos, então, no início deste ano, vendeu a página em um leilão nas Galerias Parke-Bernet para um colecionador particular por US $ 7.000. (Da Vogue Magazine, 1º de setembro de 1952)
Traduzido por Google tradutor
Fonte: http://members.aol.com/Lambdom3/Coptic.htm
Revisado em novembro de 2002Copyright © Barbara Hero 1996-2002
Comentários
Postar um comentário